Inbound Marketing na Prática para PMEs

Artigo publicado no Blog Vitamina Publicitária

Inbound Marketing na Prática para PMEs

As micros, pequenas e médias empresas representam a maioria dos empreendimentos do Brasil. E para sobreviver nesse mercado competitivo é necessário grandes investimentos para driblar a concorrência que cresce a cada dia, certo? ERRADO!

As PMEs podem ser vistas como grandes e organizadas corporações através do uso de ações estratégicas de Inbound Marketing, ou seja o “novo marketing”. Com ações dentro da web, estas empresas conseguirão atingir perfeitamente seu público gastando muito menos em comparação às ações do “velho marketing”, ou seja, anúncios, propagandas, impressos, etc. O grande diferencial da internet é que pequenas e médias empresas possuem a vantagem de implementar projetos com muito mais agilidade e capacidade de adaptação. Esse diferencial faz com que muitas dessas empresas se destaquem no meio empresarial através de cases de sucesso e ações criativas de marketing.

Com foco na web e com um planejamento adequado de Inbound Marketing sua empresa conseguirá atrair novos clientes e fidelizar, com relacionamento ainda mais próximo, os clientes já existentes.

Mas, como aumentar a presença de uma PME na web?

O Inbound Marketing é baseado em ganhar a atenção dos leads, tornando sua empresa facilmente encontrável na internet e conduzindo os consumidores para o seu site através da geração de conteúdo adequado para cada fase da venda. Os principais pilares que norteiam o “Novo marketing” são Atrair, Converter, Fechar e Encantar. Esse é o caminho pelo qual seu lead passa para se tornar efetivamente um cliente. Existem 4 elementos que podem resumir as principais ações para aumentar sua presença na web e alavancar suas vendas. São eles:

Mídias Sociais

Trace seu plano de negócios, verifique qual é o público que você realmente quer atingir, organize os assuntos de interesse do mercado, analise as informações que sua empresa tem para agregar mais conhecimentos aos seus leads. Lembre-se que o lead tem um caminho a percorrer para efetuar a compra. Por isso, é muito importante criar conteúdo para atrair (aqui podem ser assuntos em geral sobre seu mercado, notícias e temas que realmente são de interesse de seu público); converter (nesta etapa você já pode incluir seus produtos de uma forma que seu lead o veja como solucionador de problemas. Uma boa estratégia é utilizar depoimentos de clientes satisfeitos que já efetuaram a mesma compra); fechar(inclua a estória de sua empresa, momentos importantes que passaram, prêmios que conquistaram. O relacionamento próximo aqui é chave do sucesso para fidelizar este lead) e encantar (depois da venda, continue sempre presente).

Espalhe sua mensagem pelas diferentes plataformas e adeque a linguagem a cada uma delas. Com acompanhamento constante, estas ferramentas proporcionarão resultados surpreendentes à sua empresa.

E-mail Marketing

Excelente meio para você aguçar diretamente o desejo de consumo de seus clientes. E-mail marketing funciona! Estabeleça um padrão e sequência de envio. Segmente seu mailing e ofereça conteúdo diferenciado para cada público. Se a campanha deu certo nas redes sociais, faça um e-mail marketing somente sobre este conteúdo e envie aos seus contatos. Atualmente, esta ferramenta é vista como mais “íntima”, já que as mensagens da web são para o público em geral consumirem.

SEO

De NADA adianta você ter um superplanejamento de marketing para web e implementá-lo se você não utilizar as palavras-chave corretas para que os mecanismos de buscas o encontre. Analise o que está sendo procurado na internet sobre o seu mercado. Use e abuse de ferramentas gratuitas como o Google Keyword Tool (Planejador de Palavras-chave) e tenha em segundos quais as palavras mais procuradas sobre sua empresa.

Blog

92% das empresas já conseguiram clientes através do blog. É a maneira mais fácil de criar e gerenciar conteúdos de qualidade com alta possibilidade de indexação pelo Google. Faça de seu blog uma fonte de informação para que você seja descoberto e adorado pelos clientes. Para isso, entre na cabeça deles e tente imaginar por onde estão navegando ou que tipo de conteúdo estão buscando no Google. Aproveite a popularidade das redes sociais, insira uma frase impactante que deixe seu público curioso e o convide para mais informações no blog. Esta ferramenta é a opção que mais atrai para o site corporativo.

 

Saiba agora na PRÁTICA como algumas PMEs estão atuando na web:

 

MPD ENGENHARIA

Esta empresa, que está na lista das 250 que mais crescem segundo a revista Exame PME, tem presença no Facebook, Twitter, Plus e YouTube. No Facebook, ela inclui os lançamentos dos imóveis e promoções. No Plus, com linguagem perfeitamente adequada a esta plataforma, a empresa replica seu conteúdo. Os vídeos do YouTube mostram a felicidade das pessoas com a entrega de seus imóveis, o andamento das obras e, o vídeo com mais de 3.500 visualizações é sobre a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (ou seja, de atividades internas com seus funcionários). Há também vídeos com notícias e matérias sobre o mercado de construção civil. Aumente sua audiência através de conteúdo inteligente (e não propaganda da sua empresa) para agradar e atrair seus visitantes.

 

CASA DO CONSTRUTOR

A Casa do Construtor utiliza as redes sociais mais populares Facebook e Twitter para se comunicar com seus leads. Utilizam uma linguagem extremamente próxima, perfeita para atingir seu público. No Facebook, colocam posts com design chamativo e divulgam promoções, fazem homenagens nas datas comemorativas, além de incluírem o link para download da Revista Digital da empresa. Esta revista (divulgada a cada 2 meses) tem dicas e notícias dos franqueados das empresas, história da empresa, importância do atendimento ao cliente e novidades no setor de segurança na construção civil. Além dessas ferramentas, a empresa também tem um blog, onde detalha os conteúdos das redes sociais, divulga as matérias da empresa na imprensa, sempre com link ao site corporativo.

 

KLIN ARTIGOS INFANTIS

Esta empresa encanta seu público-alvo: as mamães! Presente em diversas plataformas como Facebook, YouTube, Orkut, Twitter e Blog, a Klin lança aplicativos como descobrir o número exato do pé de seu filho, mimos diferentes para seu filhote, dicas de educação, fotos fofíssimas de bebês e jogos interativos fazem parte das estratégias online da empresa. Todas as postagens incluem o link direto ao blog, que contém mais detalhes e imagens sobre o assunto. O blog está separado pelas categorias: “Dicas do Pediatra”, “Dicas da Psicóloga”, “Dicas da Nutricionista” e “Site da Klin”. Excelente case de sucesso!

 

FORNO DE MINAS

Dentro do site da empresa, logo na home, tem um bom destaque nas “Dicas” do Forno de Minas. “Conheça um pouco de nossa história”, “Veja o modo de preparo do waffle” e “Veja o modo ideal para preparo de nossos pães de queijo” mostram, em vídeo, passo a passo dessas dicas. No Facebook, a empresa utiliza imagens que dão água na boca para atrair seu público e inserem seus produtos para homenagear datas comemorativas. No site, colocam as matérias da Forno de Minas na imprensa e também receitas diferenciadas utilizando seus produtos. Incrível como sentimos o cheirinho de pão de queijo ao navegar em suas estratégias!

Mais dicas: experimente dar um presente ao invés de fechar uma venda imediatamente. É uma tática efetiva de persuasão baseada no gatilho mental da reciprocidade. Ofereça amostra grátis de 1 mês, por exemplo. Fidelize seu cliente até mesmo antes do fechamento da compra. Quer mais? Invista em depoimentos! Aumente as taxas de conversão para seu site e futuramente de suas vendas evidenciando a satisfação de alguém que já é seu parceiro. Funciona e muito!

O momento é digital e do crescimento das micros, pequenas e grandes empresas. Tenha em mente que utilizar as estratégias do Inbound Marketing você gastará pouco e seu retorno será surpreendente! Lembre-se de organizar, planejar e, principalmente, monitorar suas ações para garantir o sucesso de seu negócio na plataforma online.

 

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