8 Dicas Infalíveis Para Ser Referência De Mercado

Artigo publicado pelo Blog Vitamina Publicitária.

mkt-conteudo

8 Dicas Infalíveis Para Ser Referência De Mercado

Identificar problemas comuns da sociedade e ser um solucionador de abacaxis de sua área são as principais características de uma empresa que quer ser referência em seu mercado.

Ser lembrado como uma marca que tem autoridade no assunto, como um verdadeiro representante de seu segmento é algo que toda empresa busca. Em meio a tantas informações disponíveis na internet e com a concorrência crescendo a cada instante, é fundamental que as corporações dominem os assuntos que fazem parte de seu mercado, se envolvam e se apaixonem pelo que fazem a ponto de ser a grande missão de sua vida.

Se você for um profissional liberal, um consultor ou empresário é preciso ser referência naquilo que faz. O primeiro passo para se chegar lá é ter em mente qual o seu posicionamento, ou seja, qual imagem você deseja que seu público tenha de sua instituição ou de seu trabalho. Se seu público for composto por mais jovens, utilize técnicas de flat design, uma linguagem bem informal e faça suas mensagens com visual mais moderno, colorido e descolado. Se o seu público for indústrias, coloque-se no lugar do empresário e diga o que ele quer ouvir.

Se posicionar em seu mercado como uma empresa “mais solta” e próxima dos jovens ou como uma empresa idônea, tradicional e séria é o primeiro passo para conseguir ser referência naquilo que oferece e executa. Bons exemplos de posicionamento são a Coca-Cola, Apple e o Guaraná Antártica, que atingem seu público com a abordagem e linguagens perfeitas.

Utilize o marketing de conteúdo para instruir, educar e compartilhar informações para que seu público absorva este conhecimento.

As pessoas querem saber sobre sua empresa e se você realmente pode ajudá-la. A produção de conteúdo é uma excelente maneira de comunicação com seus clientes e leads, principalmente quando você utiliza uma abordagem mais pessoal, que mostre que existem pessoas por trás de sua marca.

Conheça agora as principais ações que você e sua empresa devem desempenhar para ser referência:

Criar Bom Conteúdo

Desenvolver e divulgar conteúdo útil, inteligente e que vá somar algo para seu público é uma das melhores formas de ser conhecido pelo mercado. Crie algo surpreendente: podscats, e-books com passo a passo para solucionar seus problemas; webinars com dicas infalíveis, infográficos para evidenciar as principais estatísticas do seu mercado, etc.

Ser Referência É Consequência

Sua notoriedade virá com naturalidade. Invista em pesquisas, fique por dentro das novidades do seu setor e busque sempre inovação em seus produtos que automaticamente você será visto com outros olhos. Lembre-se que nada adianta você conseguir todas estas informações, elaborar textos magníficos se não tiver um bom plano de divulgação deste conteúdo.

Quem É Vivo Sempre Aparece!

É preciso ser encontrado quando as pessoas precisam de você. Analise quais redes seu público mais acessa e quais canais eles utilizam para buscar informações. Não precisa estar presente em todas as redes sociais, se o seu público não estiver. Foque naquilo que te dê algum retorno. Atualize seu conteúdo com base em um planejamento de ações pré-definido.

Inovar é Preciso

Inspire novas ideias, novos conceitos e serviços. Sair da mesmice e propor uma ação surpreendente, que chame a atenção de seus consumidores é visto sempre como algo positivo. Traçar estratégias diferentes trará mais brilho para sua empresa, contribuindo para formar a imagem de autoridade em seu segmento.

Networking

Busque se aproximar cada vez mais de seus leads. Seja simpático, prestativo. Desenvolva um bom relacionamento com as pessoas que cruzam o seu caminho. Esta imagem de empresa prestativa aumentará e muito o know-how de sua corporação.

Foque Nos Benefícios

Quando divulgar conteúdo, tenha em mente que seu público deseja saber como sua empresa solucionará seu problemas e não nas características técnicas de seus produtos. Dê ênfase nas vantagens e diferenciais de seus serviços.

Pense Grande!

Mesmo se não for o líder de seu mercado, aja como tal. Mostre ao seu mercado como sua empresa poderá ser seu grande aliado e mudar a sua vida. Pesquise o que está acontecendo no mundo, verifique em qual contexto sua empresa se encaixa e crie conteúdo para destacar sua empresa.

Observe Seu Cliente

Analise e vivencie o comportamento de compra de seu cliente. Saiba suas preferências, desejos e anseios. É fundamental estar atento à estas necessidades para falar a mesma língua e propor as melhores soluções para eles. Conquiste sua admiração! Aproveite as excelentes ferramentas de monitoramento que a internet e as redes nos oferecem.

Estude sempre sobre as tendências, novidades e curiosidades sobre seu mercado. Participe de fóruns de sua área, compartilhe todo o conhecimento sobre seus produtos e o que eles podem fazer para melhorar a vida das pessoas. Agir em prol do bem, contribuir com a melhora de nossa sociedade através de mais educação e conhecimento, além de fazer bem para nosso país, será excelente para o aumento do reconhecimento de sua empresa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s