Marketing De Conteúdo: O Segredo É Fugir Da Preguiça

Marketing De Conteúdo: O Segredo É Fugir Da Preguiça

Artigo publicado pelo Blog Vitamina Publicitária

Quando entramos em nossas redes sociais nos deparamos com fotos de amigos, noticias da família e postagens corporativas. Em meio a tantas informações, é fundamental escrever seu conteúdo de uma forma inteligente, criativa e que chame a atenção de quem você deseja.

Não adianta postar por postar. Sem planejamento e uma estratégia bem definida, seu conteúdo não conseguirá atingir em cheio seu público-alvo.

Marketing de conteúdo é uma estratégia para pessoas sem preguiça.

É impossível fazer marketing neste novo contexto se quiser usar atalhos ou for preguiçoso. Ainda mais nos tempos atuais, em que as informações praticamente vão até você sem precisar correr muito atrás. Porém, fique atento: cada vez mais os consumidores estão espertos, mais hábeis e podem optar por ver ou não o conteúdo publicado. Por isso, replicar conteúdo já existente pode, mas tente ao máximo dar o seu toque, seja como opinião ou algo a acrescentar.

80% dos tomadores de decisão de negócios preferem obter informações sobre a empresa lendo.

Deixe seu seguidor/fã ansioso por notícias de sua empresa. Como? Seguindo um cronograma pré-estabelecido e divulgando conteúdo inovador, novo, que agregue algo em suas vidas.

Como Fazer Marketing de Conteúdo?

Faça um checklist dos assuntos de interesse da sua persona e pesquise mais informações a respeito. Obviamente não é necessário a criação de um novo artigo, “partindo do zero” em todos os seus posts. Você pode mesclar com notícias já publicadas sobre seu mercado, por exemplo. Ou mesmo, pesquisar textos de outros países e fazer a tradução. Isso também gera resultados. Verifique os arquivos de sua empresa, trabalhos realizados há tempos, as conquistas durante os anos de existência e escreva a respeito. A tradição de uma empresa é algo que aumenta a confiança dos consumidores e consequentemente a chance de fechar negócio.

Através de pesquisa e conhecimento do comportamento e preferência de seus consumidores você conseguirá produzir um conteúdo nunca publicado, algo realmente novo, que vá de encontro com as expectativas de seu público.

Decidir por uma compra passa por certo processo, ainda mais no marketing de conteúdo, que não foca a venda imediata. Este processo passa por ganhar a atenção, confiança e fortalecimento do vínculo com sua marca. Para sua empresa começar (ou continuar) com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, ela precisará:

  • Mostrar a essência de sua empresa;
  • Ser interessante;
  • Ganhar confiança e envolvimento;
  • Evidenciar seus diferenciais;
  • Postar conteúdos diferentes, criativos em diversos formatos;
  • Tornar as redes sociais um espaço de informação e comunicação com seu cliente;
  • Exibir, através de seu conteúdo, os valores da empresa.

Descubra quem é o seu verdadeiro público e escreva com uma linguagem que os atinja. Diversifique este conteúdo durante a semana através de:

  • Criação de infográficos  Destaque as estatísticas e conquistas de seu mercado).
  • Storytelling – Conte histórias que envolvem sua marca – as pessoas adoram!).
  • Vídeos – Grave depoimentos e histórias de sua equipe e clientes; aproveite esta forma de comunicação próxima e compartilhe mais conhecimento para seu público).
  • E-mails marketing – Use esta ferramenta para divulgar produtos e serviços que seus consumidores já tenham um certo interesse e aumente as chances da venda final).
  • Webinars – Prepare minipalestras sobre como utilizar um novo produto ou com temas em geral, como “ações para fidelizar seus clientes” – esta é uma forma única de estreitar o relacionamento com seus leads).
  • E-books – além de você conseguir uma boa base de dados dos interessados – através do download por uma landing page – seu público agradecerá pela preocupação de sua empresa em compartilhar este conteúdo, entre outras ações que fortalecem sua marca e aumentam o vínculo com seus consumidores.

producao-conteudo

Sempre que puder, escreva algo novo sobre seu ramo de atividade, novidades da empresa, curiosidade de seus funcionários ou inovações de seu mercado. Mas, quando não puder, utilize conteúdo já existente colocando uma pitada de sua personalidade, pois funciona também!

Analise o que a concorrência está postando, quais assuntos geram mais comentários e o que de novo está por vir. Através de uma boa pesquisa e observação, a criação de conteúdo fluirá melhor e você conseguirá atingir os objetivos que deseja.

Boa redação!

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