Datas Comemorativas como OPORTUNIDADE

Artigo publicado pelo Blog Vitamina Publicitária.

Sucesso de audiência nas redes sociais, os posts com homenagens às mais diversas e inusitadas datas comemorativas caíram no gosto do público. Então, que tal utilizar este fato como oportunidade para sua empresa?

É incrível como feriados e datas comemorativas ganharam a preferência e são os posts mais compartilhados e comentados atualmente.

“Dia da Terra”, “Dia Mundial do Chocolate”, “Dia do Revendedor ” são alguns dos inúmeros exemplos de assuntos que muitas pessoas e empresas fazem questão de prestar a sua homenagem.

Como um bom empresário, é fundamental mudar sua visão e observar as oportunidades!

Um dos principais quesitos para a construção de um bom plano de marketing de conteúdo corporativo, além de conhecer seu público-alvo a fundo e compartilhar conhecimento, é fundamental observar os interesses e assuntos que estão tendo maior ibope. Com o crescente número de “Dias Especiais” e com o sucesso deste tipo de conteúdo, sua empresa pode (e deve) incluir em seu cronograma, quais as datas do mês que são pertinentes para a empresa divulgar e, de uma forma sutil, se incluir no contexto.

Utilize as datas comemorativas como uma carta coringa e aplique sempre que a oportunidade exigir.

Quer alguns exemplos? Neste mês que se inicia, listamos aqui algumas datas que sua empresa poderá incluir como conteúdo:

MAIO

03 – “Dia Mundial da Liberdade de Imprensa”

Se você for do ramo de comunicação, nada mais justo que utilizar esta informação preciosa e fazer uma homenagem para os jornalistas e profissionais da área.

09 – “Dia da Europa”

Caso sua empresa tenha como atividade mapas, satélites ou mesmo turismo, pode-se incluir esta data e deixar o logo da sua empresa como assinatura.

13 – “Dia do Automóvel”

Para este segmento, uma boa ideia é contar um pouco sobre a história do automóvel no Brasil, incluir momentos históricos e finalizar com uma mensagem emocionante de sua empresa.

17 – “Dia Internacional Contra a Homofobia”

Assunto em alta, qualquer empresa ou profissional poderá fazer sua divulgação apoiando a causa.

24 – “Dia do Vestibulando”

Escolas, instituições, faculdades e qualquer tipo de corporação ligada ao ensino deve prestar a devida homenagem a todos os estudantes que se esforçam tanto para passar na faculdade e mais: melhorar o nosso país. Empresas que tem como público-alvo os jovens também se enquadram aqui.

Estes são alguns exemplos para você observar o quanto este tipo de conteúdo pode ser incluso em seu cronograma de posts. Observe as redes sociais de sua concorrência e o mercado em que atua e verifique se estão utilizando as datas como conteúdo. Estes posts possuem alto índice de compartilhamento e poderá ajudar na notoriedade de sua marca.

Uma boa dica é verificar quais as datas que são interessantes para sua empresa e listar com antecedência para que você já programe seu post no dia correto. É muito importante ter bom senso e não publicar constantemente homenagens a qualquer assunto. Isso certamente prejudicará a imagem de sua empresa, já que é inoportuno e chato publicar este tipo de conteúdo sem ter realmente um motivo.

Que tal padronizar um layout específico somente para datas comemorativas e feriados?

Assim seu público – através da cor estipulada, ícone exclusivo ou grafismo – saberá instantaneamente que àquele post é sobre este assunto. Isso passa profissionalismo, organização e preocupação em padronizar os temas, sempre com foco no melhor entendimento para seus seguidores.

Se ainda não utiliza esta estratégia para se estreitar ainda mais com seu público, comece HOJE! Afinal, o Dia Mundial do Trabalho é uma excelente oportunidade para homenagear sua equipe e parabenizar a dedicação de todos os profissionais, independente do ramo de atividade ou porte de sua empresa.

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